sexta-feira, 13 de junho de 2014

Qual empresa você acha o seu perfil?

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Se você está conhecendo o mercado de Marketing Multinível muito
provavelmente também deve estar analisando e comparando as empresas que se utilizam deste modelo de negócios. Decidir qual empresa irá desenvolver é
uma importante e difícil decisão, pois a escolha certa será um dos fatores que
irá alavancar o desenvolvimento de seu negócio próprio.
Além de um guia passo a passo para aqueles que conheceram o
mercado de multinível e querem escolher uma boa empresa para desenvolver,
este artigo serve para os que já são networkers analisarem se tomaram uma decisão consciente e correta ao decidir desenvolver o marketing da empresa que atuam no momento.
Primeiramente o mercado de marketing multinível ou Network Marketing possui milhares de empresas em países como Japão e EUA, e no Brasil o mercado está em plena expansão com a maioria das empresas sendo multinacionais estrangeiras e uma minoria nacional. O primeiro item que deve ser analisado é separar as empresas sérias das empresas fajutas (muitas têm pouca ou nenhuma estrutura, empresas de fundo de quintal que se utilizam do nome MMN para tentar ganhar algo). Após separar os dois grupos poderá fazer
sua escolha dentro das empresas sérias. Para identificar o grupo das falcatruas existem algumas perguntas que podem facilmente identificar e desmascarar estas organizações. São elas:

1. Qual foi o faturamento da empresa no último ano? (se a empresa foruma multinacional com filial no Brasil, tente buscar uma informaçãodo mercado local também)

2. Quem são os executivos e a equipe de gestão da empresa? (saber quem é o CEO, diretor de operações, finanças, é muito importante e além de saber o nome busque o histórico e a carreira destes profissionais, o que fizeram nos últimos anos. Busque também informações sobre a equipe de gestão no mercado local em caso de multinacionais)

3. O que garante sustentabilidade ao negócio? (Apoio financeiro e uma sólida base é necessária principalmente se a empresa for iniciante em seus primeiros 5 anos de vida. Fique atento também para o caso da internacionalização de novas empresas para o Brasil principalmente. Muitas empresas ao abrir mercado em nosso país tiveram sérios problemas operacionais que não possibilitaram o trabalho e tiveram que fechar o mercado. Isso ocorre principalmente pela forte burocracia em nosso país para estes tipos de empresa, e da regulamentação pesada exigida de órgãos do governo como a
ANVISA por exemplo. Fique atento se a empresa que está analisando já se estabilizou no Brasil, ou ainda está se regulamentando junto a estes órgãos. )
PS: Muitos profissionais começam a desenvolver o negócio antes mesmo de a empresa completar o processo de internacionalização.
Isso se chama desenvolver o pré-marketing e a vantagem é que os líderes possuem o pioneirismo da empresa no mercado, porém possui algumas desvantagens que podem representar um risco como
o de a empresa demorar demais para se regulamentar o que resultará numa perda de momentum ou até de credibilidade da equipe corporativa, e fatalmente também pode ocorrer de empresa não conseguir entrar de fato no mercado, causando um grande descontentamento por parte dos líderes.

4. Os produtos são inovadores? (O produto da empresa deve ser algo inovador e de fácil entendimento para o consumidor. Deve ser algo novo, diferente e com características únicas aos seus concorrentes,
para que o cliente possa sentir os benefícios, recomendar para os outros e utilizar o poder da propaganda boca a boca a seu favor. As “falsas empresas” se utilizam do poder de alavancagem do MMN
para criar produtos ou serviços duvidosos e de pouca tangibilidade o que torna a existência do produto quase imperceptível. Essa característica de formação de rede sem produto claramente visível é
o que caracteriza as correntes ou esquemas financeiros.)
Após estas perguntas já ficará bem mais claro para identificar as empresas sérias daquelas que são só “fachadas”. Mas pessoalmente quando conheci este mercado e estava neste período de pesquisa entre as empresas, utilizei mais uma fonte que foi a pesquisa entre os profissionais já existentes no
mercado. Existem fontes seguras como a CentralMMN.com em que se podem achar diversos perfis de profissionais experientes do mercado. Entre em contato com eles e pergunte se a empresa que você está dando uma olhada é confiável. Tenho certeza de que eles irão saber discernir entre as sérias e as
empresas falsas e poderão ainda servir como mentores profissionais em sua jornada. Muitas pessoas me ajudaram neste processo e continuamos trocando sempre experiências mesmo estando em diferentes empresas.
Separar as empresas sérias é o passo básico e essencial que deve seguir e depois disso vem a parte mais difícil... escolher dentre as empresas sérias qual irá desenvolver o negócio. Como experiência própria quando escolhi minha primeira empresa me identifiquei muito com duas em especial na época da pesquisa. Depois assisti a diversas web conferências, li os materiais de vendas, e conversei pessoalmente com profissionais que já estavam no negócio. Acredito que pela minha formação de administrador minha decisão foi um tanto quanto demorada e demorei de dois a três meses para minha decisão efetiva após sondar qual mercado me identificava mais. Mas basicamente acredito que para a escolha após que você já identificou as empresas sérias e sentiu uma afinidade com duas ou três empresas em especial, você deve olhar
para os seguintes pontos:
• Você se identifica com o produto da empresa e com o mercado que ela
atua?
• Seria capaz de utilizar, recomendar e divulgar os produtos no seu dia a
dia?
• Sente paixão pelo produto? (você deve ter grande afinidade com o
produto para que tenha o brilho nos olhos de que será necessário para
atrair os consumidores e prospectos)
• Entendeu o plano de marketing? (analisar o plano de marketing também
é muito importante. Não existe um melhor plano de marketing, mas
existe sim aquele com o qual você se identifica e acredita que pode
atingir os ganhos e qualificações que ele propõe)
• Se identificou com a equipe de gestão e linha ascendente que vai
desenvolver o negócio? (Saber que está em uma linha de uplines forte e
ativa também é importante, e o trabalho sério e o apoio são esperados
tanto dos distribuidores da linha ascendente quanto dos executivos da
empresa)
Resumindo estes pontos, basicamente a palavra que mais deve levar em conta nesta importante decisão é AFINIDADE. Você deve ter uma grande afinidade com os produtos e com a indústria em que eles atuam. Se a empresa vende suplementos alimentares ou cosméticos você deve ter uma grande afinidade com esses tipos de produtos e também com a indústria do bem-estar como um todo. Lembre-se que terá que usar os
produtos também para recomendar e indicar, portanto deve se tornar o maior utilizador destes para comprovar seus benefícios. Também deve ter uma grande afinidade com a missão, visão e valores da empresa, e a imagem que a organização tem no mercado. Todas as empresas sérias têm isso bem claro e com fácil acesso aos distribuidores. E também deve sentir uma grande afinidade com o plano de marketing da empresa, como disse não existe um plano perfeito, mas existem aqueles em que a venda de
produtos é necessária em maior volume (marketing agressivo de vendas) ou aqueles em que a venda é opcional ou com baixo volume e preza pelo consumo na rede (marketing de consumo). Deve olhar também para o grau de alavancagem do plano e o nível de dificuldade para atingir os níveis e se isso vai gerar sustentabilidade para sua rede como um todo.
Conclue-se que escolher a empresa certa é uma das decisões mais importantes para um profissional de network marketing, mas caso algo imprevisto (problemas de gestão ou com órgãos do governo, por exemplo) que foge ao nosso controle ocorrer, não desanime e busque outra empresa
que estiver em um melhor momentum no mercado. Existem muitas empresas sérias atualmente no mercado e com o crescimento e desenvolvimento do mercado brasileiro a tendência é que o número de
boas empresas nacionais aumente, sem falar nas estrangeiras que abrirão suas filiais por aqui.
Busque uma empresa com a qual se identifique para desenvolver seu negócio próprio e seja bem vindo ao mercado de network marketing!

abs.
Jhone Ragazzi

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